Time Out Market: saiba o que vai acontecer dentro da nova torre do Porto
Inspirada nos antigos reservatórios de água das estações de comboio, a torre projectada por Souto de Moura é um espaço dedicado ao vinho, à comida e à cultura.
Além dos Clérigos, há mais uma torre para admirar na cidade. A torre do Time Out Market, projectada pelo prémio Pritzker Eduardo Souto de Moura, tem 21 metros de altura e foi buscar inspiração aos antigos reservatórios de água que existiam (e ainda existem) nas estações de comboio. Na sua base ficará a loja A Vida Portuguesa e no topo a Sala de Prova, um lugar onde o vinho é rei e onde visitantes, nacionais e estrangeiros, poderão experimentar e conhecer de perto alguns dos melhores vinhos do Porto e do Douro.
Por detrás da escolha dos rótulos que abrilhantarão o espaço, está uma curadoria cuidada, que envolveu muita pesquisa, e uma aprimorada selecção de vinhos que privilegia, sobretudo, os pequenos produtores. Só para ficar com uma ideia, por aqui vão fazer saltar as rolhas a brancos da Quinta do Pôpa, rosés da Quinta Nova ou tintos da Quinta do Pessegueiro. Na categoria dos Portos, não faltarão exemplares da Taylor’s, da Croft’s ou Dona Antónia, com mais ou menos anos, e que poderão ser provados sob o olhar atento e paladar aguçado de Bento Amaral, o enólogo de serviço. Será ele também que irá conduzir as várias degustações temáticas que já estão planeadas (e que poderão ser reservadas online); assim como as harmonizações com chocolate, pastelaria ou queijos; as provas com enólogos e produtores; ou os workshops e cursos de vinhos para quem quiser aprofundar os seus conhecimentos na área.
Outra das grandes singularidades desta Sala de Prova é que, além de poder comprar um bom vinho para aquela ocasião especial, também poderá personalizar um rótulo. E se quiser elevar a experiência a um outro patamar, fique para jantar. O chef Luís Américo pensou um menu ao pormenor que fizesse o pairing perfeito com a oferta da carta de vinhos. Croquetas cremosas de presunto, pastéis de cogumelos com queijo e trufa, tábuas mistas de queijos e enchidos, ostras, tártaros ou saladas César clássicas são algumas das coisas que poderá pedir. Nas propostas quentes, o destaque vai para o bacalhau no forno com puré de grão, ovo raspado e salsa, por exemplo, ou para o tornedó do lombo com cogumelos shimeji salteados. Para terminar, há toucinho do céu de abóbora, tarte tatin de maçã ou mil-folhas de chocolate, entre outras coisas boas.
Fique também atento à agenda, que promete ser animada. Concertos, exposições de pintura ou de fotografia, recitais de poesia ou lançamentos de novos livros ou vinhos serão acontecimentos frequentes por estas bandas.